Através de parceria com as empresas do Setor Elétrico: CERAN – Companhia Energética Rio das Antas S.A., ENERCAN – Campos Novos Energia S.A. e Foz do Chapecó Energia S.A., o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, CPFL Geração de Energia S.A e a FCMF – Fundação Casimiro Montenegro Filho, estão desenvolvendo uma solução de relativo baixo custo com validação experimental para atender as necessidades de inspeção dos túneis de adução de usinas hidrelétricas através do programa de P&D da ANEEL.

Trata-se de um sistema autônomo subaquático, referido na literatura como AUV – Authonomous Underwater Vehicle, para inspeção de túneis de adução de usinas hidrelétricas, voltado para o contexto operacional do Complexo CERAN, localizado no Estado do Rio Grande do Sul. Este complexo possui túneis de até 7 km de comprimento, totalmente submersos, que requerem ações de inspeção periódicas. O objetivo da inspeção é o levantamento dimensional das paredes internas dos túneis com ênfase na identificação da queda de maciço rochoso. As características do ambiente operacional não são apropriadas à ação de mergulhadores devido aos riscos inerentes à longa distância a ser coberta em ambiente confinado. Parte essencial nesse Projeto de P&D é o mapeamento 3D das paredes dos túneis através do processamento de dados obtidos por sonares, além de outras soluções importantes.

sistema autonomo subaquatico inspecao tuneis de aducao04

O primeiro protótipo, denominado VITA1, já passou pelos testes em campo, tendo-se obtido resultados muito satisfatórios. Foram identificadas ainda outras aplicações dentro do complexo de usinas, como a inspeção de grades e mecanismos, cujos testes tiveram resultado igualmente promissores.

Atualmente, está em fase de desenvolvimento o segundo protótipo, denominado VITA2, que permitirá o mapeamento com melhor resolução e mais autonomia do que o VITA1.

No contexto do projeto, está sendo implementado um Laboratório de Sistemas Autônomos Subaquáticos na Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA que, além de atender a esse projeto, proporcionará à instituição a possibilidade de atender novas demandas na referida área de P&D.

Parceiros