A parceria entre a FINEP- Financiadora de Estudos e Projetos, Comando da Aeronáutica, através do Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA e a Fundação Casimiro Montenegro Filho, viabilizando recursos para a infraestrutura do Laboratório de Propulsão, Combustão e Energia – LPCE (http://www.ita.br/laboratorios/lpce), da Divisão de Engenharia Aeronaútica, em uma área física de  390 m2, possibilitando aquisições de equipamentos, proporcionando assim execução de experimentos de combustão, pesquisas, dissertações e teses de alunos de pós-graduação.

As pesquisas realizadas no laboratório são  aplicadas a sistemas propulsivos e energéticos, como por exemplo: motor a pistão, turbina a gás, motor foguete e queimadores, incluindo assuntos relacionados com eficiência de combustão, emissões de poluentes e combustíveis alternativos.

O LCPE representa a união de vários laboratórios em um só prédio, diversas bancadas para estudo dos processos fundamentais da combustão, equipamento para análise de spray, análises físico-químicas de combustíveis alternativos, queimadores e novas tecnologias aplicadas, combustão em turbinas a gás, combustão em motores a pistão, combustão em motor foguete líquido e combustão em motor foguete híbrido. Em termos de infraestrutura para pesquisa, o LCPE conta com várias técnicas a laser para diagnóstico de combustão, espectrômetros óptico, diferentes tecnologias para análise de gases de exaustão,  câmeras para visualização direta dos processos de combustão (câmera de alta velocidade e térmica).

 

O LCPE consta também com um motor didático ciclo diesel e ciclo Otto (acesso óptico) que permite estudar a combustão operando com diesel, biodiesel, gasolina, etanol, etanol hidratado e biogases. Além dos dados termodinâmicos é possível através de técnicas ópticas estudar a velocidade de propagação de chama, aspectos relacionados com a partida do motor e estratégias de injeção de combustível.