A iniciativa capacitará professores e estudantes da educação básica, por meio de oficinas com ênfase na temática espacial, para estimular o interesse pelo conhecimento científico e tecnológico

O projeto “Estação Conhecimento: experimentos práticos sobre o espaço em STEAM” é fruto de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF), baseado na metodologia STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). 

A iniciativa visa a disseminar o conhecimento sobre a área espacial, como exploração espacial, astronáutica, tecnologias e aplicações espaciais e Astronomia, por meio de oficinas práticas e experimentais, em dez escolas públicas, na cidade de São José dos Campos, São Paulo.

 Serão seis capacitações ofertadas:

  • Oficina I – Fibra Óptica; 
  • Oficina II – Geoplano; 
  • Oficina III – Células Solares; 
  • Oficina IV – Circuito elétrico; 
  • Oficina V – Arduino;
  • Minicurso online de Programação de Jogos em Python.

Estarão, nas oficinas, temas do setor espacial que envolvem noções de Matemática, Física e Tecnologia, com atividades práticas que permitem aos participantes experimentar e compreender conceitos complexos de forma lúdica e interativa. Além disso, elas serão ministradas por professores e estudantes do ITA, que possuem ampla experiência e conhecimento técnico. Os professores e estudantes da educação básica nelas capacitados atuarão como multiplicadores do conhecimento em suas escolas. 

“A parceria tem um papel fundamental na formação de futuros profissionais e na promoção da educação científica e tecnológica, na rede pública de São José dos Campos. Além disso, ela é uma importante contribuição para o desenvolvimento do setor aeroespacial no Brasil, oferecendo oportunidades para jovens e professores da rede pública”, afirma a professora Leila Ribeiro, do ITA, uma das coordenadoras do projeto.

O projeto está alinhado com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial aos Objetivos de Educação de Qualidade (ODS 4) e Igualdade de Gênero (ODS 5) que contribuem a para formação de professores e estudantes e estimula o engajamento de meninas e mulheres nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática.

“O projeto integra as ações do Programa AEB Escola que busca disseminar o conhecimento sobre ciência e tecnologias espaciais nas escolas brasileiras e fomentar a formação de futuros profissionais da área. O projeto Estação Conhecimento, em São José dos Campos, servirá como base para a implementação de ações parecidas em outras cidades do Brasil”, disse a coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologia da AEB, Aline Bessa Veloso.

Diversos materiais educacionais serão produzidos ao longo do projeto, que poderão ser utilizados em futuras capacitações do Programa AEB Escola e ficarão disponíveis, por meio da Plataforma AEB Escola Virtual, para professores e estudantes de todo o país.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.