Categorias: Empreendedorismo

Polícia do Rio terá balões com câmeras durante Olimpíadas

Câmera: um balão já foi entregue à Polícia Militar do estado. Dos três restantes, um será doado à Guarda Municipal do Rio de Janeiro e os outros também para a Polícia Militar.

Quatro balões com câmeras de alta resolução serão usados em ações de policiamento no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos de 2016.

Chamados tecnicamente de aeróstatos de monitoramento persistente de grandes áreas, os equipamentos vão monitorar do alto os locais definidos nos esquemas de segurança e enviar as imagens, em tempo real, para os centros de Comando e Controle.

Os aparelhos passarão por testes hoje (1º), das 15h30 às 17h30, no Jóquei Clube do Rio de Janeiro, na Gávea.

“Tem que testar durante o dia e a noite o zoom, gravar o dado, apagar o dado, enfim, são testes de todas as funcionalidades do equipamento que são acompanhados pela comissão formada pelos três níveis de governo, estado, município e união”, disse o titular da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Augusto Passos Rodrigues, em entrevista à Agência Brasil.

Uma das extensas áreas a serem monitoradas é o Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na zona oeste, que vai abrigar 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas.

“A gente, com a locação de um equipamento desses lá [no parque], tem condição de fazer todo o monitoramento da área a partir das nossas unidades de comando e controle. Isso tem um impacto significativo na qualidade da prestação de serviços de segurança para os Jogos”, destacou o secretário.

Segundo ele, um balão já foi entregue à Polícia Militar do estado. Dos três restantes, um será doado à Guarda Municipal do Rio de Janeiro e os outros também para a Polícia Militar.

Agora em outubro, será feito um processo de capacitação dos profissionais que trabalharão com a nova tecnologia.

“Nossa expectativa é a de que ainda em outubro nós tenhamos, se não concluída, já iniciada, a ação de capacitação para, na sequência, estar plenamente disponível para uso no dia a dia da cidade e do estado. A estimativa é que em novembro os equipamentos estejam disponíveis.”

Características

O secretário informou que será a primeira vez que a tecnologia será usada no Brasil – já considerada positiva no Reino Unido e nos Estados Unidos.

O balão tem autonomia de três dias de voo, é equipado com 13 câmeras diurnas e noturnas, pode alcançar até 200 metros de altura e tem capacidade de detectar a presença humana a 13 quilômetros de distância, além de suportar ventos de até 80 quilômetros por hora.

Além disso, os balões podem ser transportados por meio de veículos com reboque. “Esta é uma outra importante vantagem que este equipamento tem de ter a mobilidade e ser modulado de acordo com o interesse da operação”, completou Rodrigues.

Fonte: Exame

FCMF

Posts recentes

Turbina Vento VAWT gera energia limpa e é testada no Metrô de SP

Na crescente busca por fontes de energia renovável e urgência em reduzir as emissões de…

2 dias atrás

BGC - The Brazilian Gear Conference ITA-WZL 2023

The Brazilian Gear Conference ITA-WZL (BGC) surge em resposta a uma latente demanda em soluções…

3 semanas atrás

52º Aniversário do IFI homenageia para a colaboradora Denise Rosa

Na cerimônia Militar Alusiva ao 52º Aniversário do IFI, realizada no dia 15 de Agosto…

9 meses atrás

Desafio AEA + IGM

O Desafio AEA – IGM de Manufatura Avançada é uma competição que visa difundir a…

10 meses atrás

AEB, PNUD e ITA desenvolvem projeto para levar conhecimento em tecnologia e ciências espaciais para escolas públicas de São José dos Campos

A iniciativa capacitará professores e estudantes da educação básica, por meio de oficinas com ênfase…

1 ano atrás

Estação Conhecimento: Experimentos Práticos Sobre o Espaço em Steam - ITA

Dando continuidade ao Projeto ‘’ESTAÇÃO CONHECIMENTO: EXPERIMENTOS PRÁTICOS SOBRE O ESPAÇO EM STEAM’’ inserido no…

1 ano atrás

Esse website usa cookies para melhorar sua experiência