Projeto INFREQUANT: iniciativa de pesquisadores do ITA é pioneira no campo da informação quântica

Categoria: Desenvolvimento Tecnológico, Notícias

Novo conjunto de laboratórios do instituto promete fomentar a concepção de negócios inovadores e disruptivos 

O Projeto INFREQUANT, idealizado por pesquisadores do ITA e apoiado pela FINEP por meio do edital PROINFRA Expansão de 2023, será pioneiro no desenvolvimento e nos testes de sistemas e componentes para a oferta e avanço do conhecimento nacional sobre conexões de dados protegidas por troca de chaves criptográficas em canais quânticos, também conhecidas como técnicas QKD.

Atualmente, propriedades singulares da mecânica quântica estão sendo usadas no campo da Informação Quântica, com grande impacto em áreas como computação, sistemas de sensores e telecomunicações.

Alguns destes avanços disruptivos já formam um conjunto do que se pode chamar de “Novas Tecnologias Quânticas”, que, apesar de estarem avançadas fora do Brasil, são inovações ainda quase indisponíveis em nosso país. Muitas aplicações dessas novas tecnologias são de uso dual e estratégico.

Para fomentar a pesquisa nacional neste campo e acelerar a concepção de novos negócios baseados em informação quântica dentro do Brasil, um grupo de pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, em São José dos Campos,  vem realizando um trabalho conjunto intensivo entre a ciência e a engenharia, a fim de monitorar e tornar essa área disponível como tecnologia para os brasileiros.  

No projeto, batizado de INFREQUANT, os pesquisadores pretendem avançar os estudos dessa área tecnológica dentro da instituição, permitindo iniciar atividades de ensino e pesquisa em Engenharia Quântica.

A importância das pesquisas sobre sistemas QKD

Os sistemas QKD são úteis para garantir proteção contra espionagem e recursos à prova de corrupção da informação, detectando distúrbios externos maliciosos a qualquer momento, com segurança garantida por leis físicas.

Hoje, existem vários protocolos de operação, seguindo de forma geral o diagrama mostrado na figura abaixo, com vantagens de custo, compatibilidade de dispositivos, alcance e complexidade.

Projeto INFREQUANT iniciativa de pesquisadores do ITA e pioneira no campo da informacao quantica

Sediado no Laboratório de Guerra Eletrônica (LAB-GE) e coordenado pelo Prof. Edison Puig Maldonado, do Departamento de Micro-ondas e Optoeletrônica da Divisão de Engenharia Eletrônica (IEE), o novo projeto visa articular um crescimento das atividades nessa área no ITA.

A nova infraestrutura estará centralizada em um espaço de pesquisa experimental em fotônica no LAB-GE, com a instalação de um conjunto de novos equipamentos, em modalidade multiusuário, além de um novo cluster de computação de alto desempenho na Divisão de Ciências Fundamentais (IEF).

Este é um projeto na fronteira do conhecimento tecnológico, sendo conduzido por uma equipe de nove pesquisadores professores do ITA com alta qualificação e experiência, com trabalhos de impacto já realizados em fotônica, telecomunicações, dispositivos quânticos e computação quântica, além de mais cinco outros colaboradores especialistas.

Publicado em: segunda-feira, 13 janeiro 2025 | TAGS: