A FCMF é regularmente credenciada, de acordo com a legislação vigente, como Fundação de Apoio das seguintes instituições :
O CCA-SJ é responsável pela criação de softwares especializados para atender às necessidades específicas da Força Aérea Brasileira (FAB), desde sistemas de gestão até ferramentas de simulação.
Essa capacidade de desenvolvimento interno garante maior autonomia e agilidade na implementação de novas tecnologias. Um dos destaques do trabalho do CCA-SJ são os simuladores de voo, que desempenham um papel fundamental na formação dos pilotos da FAB. Ao proporcionar um ambiente simulado realista, os simuladores permitem que os pilotos treinem diferentes manobras e situações de voo antes de realizá-las em aeronaves reais, contribuindo para a segurança e a eficiência das operações.
Centro de Lançamento de Alcântara está localizado na costa atlântica norte do Brasil, no estado do Maranhão. É operado pelo Comando da Aeronáutica da Força Aérea Brasileira. O CLA é a base de lançamento mais próxima da linha do equador.
Missão: “Executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como a execução de testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE).”
Visão: “Ser reconhecido, em nível nacional e internacional, como um Centro de excelência nas atividades relacionadas com lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais.”
O CLA é conhecido como a “Janela Brasileira para o Espaço”.
Criado em 17 de abril de 2002, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM tem o objetivo de promover a proteção e o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.
O Centro de Estudos e Projetos de Engenharia da Aeronáutica é uma Organização Militar subordinada à Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica, no âmbito do Comando-Geral de Apoio. Trata-se de uma instituição de ciência, tecnologia e inovação sediada em São Paulo, com a missão de realizar pesquisas, estudos e projetos de infraestrutura sob interesse da Força Aérea Brasileira, visando ser reconhecida pela excelência e como referência técnica sistêmica.
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA; originalmente Centro Técnico de Aeronáutica, CTA) é uma organização militar e instituição científica e tecnológica do Comando da Aeronáutica à qual compete planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito da Força Aérea Brasileira.
O LAQFA existe desde 1971, tendo como objetivo a fabricação de medicamentos para atender ao comando da aeronáutica e ao sistema público de saúde. O LAQFA, assim como outros laboratórios públicos de produção de medicamentos, possui Parcerias para Desenvolvimento Produtivo (PDP) em andamento, além de projetos de transferência de tecnologia, ambos com o objetivo de fortalecer a produção nacional de medicamentos.
Missão: “Desenvolver, fabricar e distribuir medicamentos e produtos químicos para atender ao Comando da Aeronáutica e ao Sistema Público de Saúde promovendo qualidade de vida.”
Tem como objetivo ampliar o conhecimento e desenvolver soluções científico-tecnológicas para fortalecer o Poder Aeroespacial Brasileiro, por meio da Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação, Operações de Lançamento e Serviços Tecnológicos em sistemas aeronáuticos, espaciais e de defesa.
O Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), subordinado ao Comando de Preparo (COMPREP) e situado no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), tem por missão conduzir as atividades de Aplicações Operacionais, a fim de contribuir para o Preparo e o Emprego da Força Aérea Brasileira (FAB). As ações ocorrem por meio do desenvolvimento de técnicas, táticas e soluções operacionais, além de suporte ao processo decisório do COMPREP.
Têm como objetivo ser uma organização de referência nacional e m execução da capacitação de recursos humanos e realização de pesquisa no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), através do aprimoramento contínuo das atividades e dos profissionais.
O Instituto de Estudos Avançados é uma Organização Militar e Instituição Científica e Tecnológica do Comando da Aeronáutica, criado em junho de 1982 e está subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.
Criado em 1967, funciona junto ao Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial em São José dos Campos. A missão do IFI é colaborar na garantia do desempenho, da segurança e da disponibilidade de produtos e sistemas aeroespaciais de interesse do Comando da Aeronáutica.
O Instituto de Logística da Aeronáutica – ILA é o órgão central de Educação a Distância (CEAD) no âmbito do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), tendo sua estrutura e princípios gerais de funcionamento estabelecidos pela Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 37-563. Como CEAD, o ILA disponibiliza todos os recursos administrativos, acadêmicos e tecnológicos necessários para que o processo ensino-aprendizagem realizado na modalidade de educação a distância no âmbito do COMGAP seja conduzido de forma eficiente.
O Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE) tem como missão desenvolver o estudo, o ensino, a pesquisa, o aperfeiçoamento, o treinamento e a instrução da Medicina Aeroespacial e Saúde Operacional.
O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo – IPEV – tem por finalidade prestar serviços tecnológicos especializados na área de ensaios em voo, instrumentação de aeronaves e telemetria de dados para apoio à pesquisa, ao desenvolvimento e à certificação de produtos aeronáuticos. Por meio de pesquisas e desenvolvimento de técnicas e meios de ensaios em voo, o Instituto oferece apoio a decisões nas atividades de ensaios em voo, apresentando soluções inovadoras e/ou mais eficientes e eficazes, que impactam diretamente na capacidade operacional da Força Aérea Brasileira. Além disso, o IPEV é responsável pela formação de pessoal especializado em ensaios em voo no Brasil, formando: Pilotos de Ensaio Experimental, Engenheiros de Ensaio Experimental, Engenheiros de Instrumentação de Ensaio e Técnico de Instrumentação de Ensaio.
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é um instituto federal brasileiro dedicado à pesquisa e exploração espacial, criado em 1961. O instituto tem instalações em doze cidades: São Paulo, Brasília, Alcântara, Atibaia, Belém, Cachoeira Paulista, Cuiabá, Eusébio, Natal, Santa Maria, São Martinho da Serra e São Luís e sua sede está na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo. A Missão do INPE é promover e executar estudos, pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico e capacitação de recursos humanos, nos campos da Ciência Espacial e da Atmosfera, das Aplicações Espaciais, da Meteorologia e da Engenharia e Tecnologia Espacial, bem como em domínios correlatos, conforme as políticas e diretrizes definidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. As atividades atualmente desenvolvidas pelo INPE buscam demonstrar que a utilização da ciência e da tecnologia espacial, pode influir na qualidade de vida da população brasileira e no desenvolvimento do País. O instituto também realiza pesquisas na área da fusão nuclear, tendo projetado e construído o ETE (Experimento Tokamak Esférico),[1] um tokamak (reator de fusão experimental) que é um dos três dispositivos deste gênero existentes no Brasil.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial.
A Universidade da Força Aérea (UNIFA) foi criada em 1983 com a missão de promover a pós-formação acadêmica e profissional de militares e civis, por meio do ensino, pesquisa e extensão, com vistas ao desenvolvimento do Poder Aeroespacial Brasileiro.