A campanha Maio Amarelo envolve um movimento internacional criado com a finalidade de conscientizar e prevenir acidentes de trânsito. Com isso, são desenvolvidas ações com o objetivo de chamar a atenção de entidades de classe, governos, sociedade civil, federações e associações para os altos índices de mortos e feridos nas rodovias.
A ideia de trazer um mês inteiro para colocar luz sobre um tema pouco discutido na sociedade deu certo! A mobilidade está presente na vida de todos, e por ser uma atividade tão corriqueira e universal, pouco olhamos para ela com olhos mais atentos. O Maio Amarelo fez isso: trouxe o tema para todas as esferas. E hoje vemos empresas, entidades e órgão públicos se unirem em defesa da vida, em prol da segurança de todos que transitam!
“Nós somos o trânsito”
Curiosidades:
A ONU estabeleceu o período entre 2021 e 2030 para os trabalhos da segunda década de Ação pela Segurança no Trânsito. A meta, nesse caso, é promover a redução de, no mínimo, 50% das mortes e lesões no trânsito em escala global. Para exemplificar, segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), órgão da Secretaria Nacional de Trânsito, apenas em 2021, morreram 11.647 pessoas devido a acidentes. Isso significa que, diariamente, 32 pessoas perderam suas vidas.
Vejamos abaixo algumas práticas essenciais para uma direção segura:
Maior cautela nos dias de chuvas: Os motoristas devem redobrar a atenção, pois além da visão ser prejudicada, a água diminui a aderência dos pneus. No início das chuvas, é preciso ter ainda mais cuidado, pois a água misturada aos resíduos do asfalto pode deixar a pista muito mais escorregadia.
Diminuir a velocidade e acender o farol baixo, mesmo que esteja claro, são essenciais para a segurança, pois permite aos demais veículos verem que tem alguém passando.
Dararaatenção às curvas: Diminuir a velocidade nas curvas também ajuda motoristas e motociclistas a terem um domínio melhor do veículo. Vale lembrar que, quanto mais inclinada e fechada for a curva, mais atenção se deve ter.
Manter-se em alerta: Muitos acidentes ocorrem devido à falta de atenção nas estradas. Não usar o celular, evitar distrações que tirem o foco e respeitar a sinalização são práticas simples, mas muito importantes para salvar vidas!
Respeitar os limites de velocidade: Antes de pisar no acelerador, é fundamental que o condutor conheça os limites de velocidade da pista. E, mesmo respeitando o que a lei diz, é sempre bom manter-se alerta, pois existem vários outros fatores que podem trazer problemas, como as condições da estrada e o fluxo do trânsito.
Agora que você já sabe o que é Maio Amarelo e qual a finalidade desse movimento, procure aprender sempre mais sobre direção e pilotagem segura. Lembre-se, no trânsito, somos responsáveis pela nossa vida, a vida dos passageiros e a de terceiros que encontramos pelo caminho.
Publicado em: quarta-feira, 10 maio 2023 | TAGS: Maio Amarelo