Maio Amarelo: Conscientização no Trânsito

Categoria: Saúde & Bem-Estar

Maio Amarelo

A Campanha:

O Maio Amarelo é um movimento criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo.

No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo iniciaram em 2014 e unem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária e a construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.

O envolvimento destes vários segmentos da sociedade, refletem na efetividade das campanhas, pois promovem ações coordenadas entre os participantes, evidenciando a importância do tema da segurança no trânsito e ampliando as ações e propagação

de campanhas educativas.

A cor amarela como símbolo:

 

O amarelo foi escolhido por simbolizar a atenção no trânsito e também por ser uma cor de advertência. Em 2020, a ONU definiu o período entre 2021 e 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro até 2030.

A Paz no trânsito começa por você!

 

Falar sobre a paz será o grande exercício que o Movimento Maio Amarelo 2024 trará. Com o tema: “Paz no trânsito começa por você”, o objetivo da campanha é estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes.

Será mesmo que carregamos a paz em minhas atitudes todos os dias?

E será que ela se estende para meu comportamento enquanto estou andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou até mesmo nos meios de transportes públicos?

Essa poderosa reflexão é o alvo campanha para o ano 2024!

Dicas de Segurança no Trânsito:

 Entenda a importância das leis para a segurança no trânsito.

As leis de trânsito, em um primeiro olhar, podem parecer mais um amontoado de normas burocráticas, difíceis de compreender. No entanto, elas são muito importantes para trazer segurança às ruas e estradas.

No Brasil, os acidentes de trânsito já representam a oitava maior causa de mortes, e grande parte da quantidade de vítimas decorre da imprudência e do desrespeito à legislação. Por isso, as leis de trânsito são extremamente necessárias para tentar diminuir o número de acidentes e de atitudes imprudentes.

Atenção! 

A legislação é a ferramenta de trabalho dos fiscalizadores (agentes públicos, policiais etc.) Sem ela, não seria possível exigir o cumprimento dos parâmetros de segurança.

Principais normas de trânsito para condutores:

 Utilizar o cinto de segurança

Dirigir um veículo em que nem o condutor, nem os passageiros estão usando o dispositivo acarreta multa grave, conforme a regulamentação expressa no artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB);

  • Prestar socorro:

Deixar de atender às vítimas de acidente causado pelo condutor é infração grave, segundo dispõe o artigo 177 do CTB;

Principais normas de trânsito para condutores:

 

  • Dirigir sem habilitação ou com documento irregular

Conduzir o veículo sem ter consigo Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria correta do automóvel, bem como estar com a CNH cassada ou vencida, é considerado infração gravíssima e gera multas. As medidas são regulamentadas pelos incisos I, II, III e V do artigo 162 do CTB;

 

  • Limite de velocidade:

Ultrapassar a máxima permitida na via também gera multa grave. A questão é regulada pelo inciso II do artigo 218 do CTB;

Principais normas de trânsito para condutores:

 

  • Dirija sem qualquer influência de álcool

Conduzir o veículo alcoolizado é uma das maiores imprudências que o motorista pode cometer. O condutor não precisa estar necessariamente embriagado para sofrer as consequências; basta que seja constatada a presença de álcool no organismo. Além de pagar uma multa, ele pode ficar sem permissão para dirigir por pelo menos 12 meses, segundo os artigos 164-A e 165 do CTB;

  • Transportar crianças sempre com a cadeirinha:

Não observar as medidas de segurança vigentes também ocasiona multa gravíssim Apesar do recente debate sobre o uso ou não do item, nada mudou, continua ob9rigatório, segundo o artigo 168 do CTB.

Programação em São José dos Campos:

Nossa cidade contém ações do Maio Amarelo em todo o mês de maio.

Os agentes de mobilidade urbana da Prefeitura de São José dos Campos, vão intensificar as ações nas escolas e diversificar as operações. A campanha convida a população a refletir sobre a segurança viária e a importância do respeito às leis de trânsito para evitar acidentes.

Segundo a gestão, o objetivo é visitar bares e realizar novas blitzes em avenidas de grande circulação com a garrafa inflável e um carro batido para sensibilizar as

pessoas sofre beber e dirigir.

 

“A paz no trânsito começa por você!”

Publicado em: sexta-feira, 03 maio 2024 | TAGS: