O Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp) firmou recentemente um novo projeto de pesquisa e desenvolvimento com o financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), voltado à ampliação da capacidade de emulação de emissões eletromagnéticas, com foco em aplicações de Guerra Eletrônica.
O projeto é coordenado pelo Caio Augusto de Melo Arruda Silvestre, Major Aviador e tendo a Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF) como como convenente responsável pela gestão administrativa e financeira dos recursos.
O projeto tem como objetivo principal fortalecer a capacidade nacional de geração, caracterização e análise de sinais radar complexos, permitindo a realização de ensaios mais realistas, tanto em ambiente de laboratório quanto em condições operacionais. A iniciativa busca superar limitações atuais relacionadas à mobilidade, à complexidade dos sinais gerados e à execução de testes durante o voo de aeronaves.
Entre os principais impactos esperados estão o aprimoramento das avaliações operacionais de sistemas de autodefesa, o apoio ao desenvolvimento de táticas, técnicas e procedimentos, a capacitação de recursos humanos altamente especializados e o fortalecimento do ecossistema nacional de inovação em tecnologias críticas de defesa.
O projeto é executado pelo IAOp em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), reunindo pesquisadores e especialistas nas áreas de telecomunicações, processamento de sinais, radar e Guerra Eletrônica, e representa um avanço relevante para a soberania tecnológica e a Base Industrial de Defesa do país.