No dia 21 de dezembro de 2024, a Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF) comemorou 34 anos de atuação no apoio à pesquisa, ciência e tecnologia no Brasil.
Desde a sua criação em 1990, a instituição tem desempenhado um papel fundamental na gestão de recursos e projetos de ensino e pesquisa junto ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
De acordo com Luiz Sergio Heinzelmann, Presidente da FCMF, o trabalho desenvolvido pela fundação ao longo dessas três décadas está alinhado à sua missão de apoiar o ITA e estimular a inovação no país.
“Como fundação de apoio sem fins lucrativos, a FCMF foi criada para apoiar o ITA na captação de recursos para projetos de ensino e pesquisa, realizando a gestão de recursos desses projetos e todas as atividades necessárias nesse sentido. Fiel ao ideal iteano, ela trabalhou e continua trabalhando para ser reconhecida como uma instituição de excelência na gestão dos recursos e na transparência de seus atos. Em razão desse recolhimento, outras instituições de ciência e tecnologia buscaram nosso apoio e, hoje, apoiamos não somente o ITA, mas também 16 outras ICT´s autorizadas pelo ITA e MEC/MCTI”, afirma.
Com sua atuação no apoio à gestão de projetos de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e atividades técnicas especializadas voltadas à inovação científica e tecnológica no ambiente produtivo, a FCMF segue reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento da pesquisa de ponta no Brasil, mirando um futuro de ainda mais contribuições para o avanço da ciência e da tecnologia em nosso país.
Para celebrar seus 34 anos de existência, o Presidente da FCMF, Luiz Sergio Heinzelmann, concedeu uma entrevista exclusiva, na qual compartilhou sua visão sobre a trajetória da instituição e os desafios para o futuro. Confira!
O principal desafio tem sido ser reconhecida não como uma prestadora de serviços, mas como um apoio, um braço das instituições, como parceira real. Para alcançar a excelência nas atividades de apoio que realizamos, investimentos significativos em sistemas de suporte, treinamento do pessoal e aquisição de equipamentos têm sido feitos nos últimos anos, visando a eficiência dos processos com extrema probidade demonstrada às instituições apoiadas através de total transparência de suas ações.
Centenas de projetos foram desenvolvidos ao longo dos anos, todos estão listados em nossos Relatórios de Gestão em nosso site. Para nós, todos os projetos, de todos os Institutos, são importantes e relevantes e, talvez, citar um ou outro possa soar injusto com os demais.
O Projeto do IFI foi pioneiro como convênio de receitas próprias dos Institutos, ou seja, como receber os recursos de atividades desenvolvidas pelos Institutos, os chamados STE´s (Serviços Técnicos Especializados, previstos na Lei de Inovação 10973/04).
O Marco de Inovação possibilitou que os Institutos prestassem serviços às empresas na forma de Prestação de Serviços Técnicos Especializados. Dessa maneira, recursos importantes aos Institutos, que garantem seu desenvolvimento institucional, criando novos laboratórios ou modernizando e/ou adequando os existentes, podem ser feitos.
A FCMF não busca ou se oferece para apoiar outras instituições além do ITA. Ao contrário, como explicamos mais acima, são as instituições que nos procuram em busca de apoio, e tal pleito, antes de efetivamente ocorrer, deve ser aprovado pelo ITA, nossa Instituição credenciada junto ao MEC/MCTI. Só então, podemos solicitar tal autorização junto ao MEC para poder também apoiar a ICI interessada.
Um maior número de parceiros e, consequentemente, de projetos, é benéfico pois ajuda a diluir os custos fixos da Fundação. Além disso, projetos significativos ou estratégicos para o país são viabilizados, como alguns desenvolvidos para o ITA, IEAV e IAE.
Nosso suporte é exclusivamente através da gestão administrativa de recursos dos projetos, por meio, mas não se limitando, ao recebimento dos recursos, pagamentos de pessoal e serviços, aquisição de equipamentos nacionais e importados, aquisição de passagens, contratação de obras, além da realização de remanejamentos junto a financiadores externos, dentro dos mais variados sistemas próprios, prestações de contas, etc.
A parte técnica não é nossa atribuição, sendo realizada pela equipe técnica designada pelo Instituto para o desenvolvimento do projeto.
O ITA sempre estará no centro das ações da FCMF porque essa é a razão de existir da Fundação. Fomos criados como Instituição de apoio do ITA, nesse sentido a Fundação deixou sua sede original em São Paulo e mudou-se para São José dos Campos, para ser mais acessível aos professores que gerenciam os projetos, investiu em sistemas de informação que simplificassem as atividades do coordenador e permitissem a visibilidade dos processos em curso em tempo real, além de investir no treinamento do pessoal nos processos de prestação de contas próprios dos financiadores e em nossos sistemas de prestação de contas, de forma a aliviar ao máximo os coordenadores desse fardo, para que se dedicassem apenas às atividades técnicas.
A pandemia alavancou uma atualização de todo o hardware da FCMF e a migração dos dados para a nuvem, viabilizando o trabalho a distância, o que hoje permite extrema flexibilidade na operação.
Para o futuro, pode-se esperar a continuidade desse processo de busca de um melhor desempenho, com investimentos na infraestrutura física, nos sistemas de software e no nosso pessoal, de modo a consolidar a confiança de nossos parceiros.
O Brasil tem um amplo potencial de crescimento em todos esses campos. Entretanto, a inovação tem tido grande protagonismo nos últimos tempos.
A FCMF foi pioneira nesse aspecto com a criação da Incubaero, incubadora de empresas, que já conduziu várias startups ao mercado com sucesso. A recente incorporação dela à estrutura orgânica do ITA abre novos horizontes para sua atuação no apoio à inovação.
Os projetos são trazidos por professores, pesquisadores das instituições apoiadas ou por financiadores interessados. A Fundação auxilia desde a elaboração da proposta, dos Planos de Trabalho e instrumentos, dentro das regras específicas de cada financiador.
Nesse sentido, ela tem em seu quadro de funcionários pessoal capacitado para operar os sistemas de informação específicos de cada financiador, tanto na gestão dos projetos quanto nas prestações de contas e, quando necessário, são realizados treinamentos específicos do pessoal para atualização, ou seja, há a contínua capacitação de seus colaboradores.
Pretendemos continuar o aperfeiçoamento contínuo no apoio aos projetos de forma cada vez mais eficiente, maximizando a liberação dos pesquisadores para desempenhar as atividades técnicas e operacionais.
Aos colaboradores, lembraria que eles são a FUNDAÇÃO, que o trabalho em equipe é a nossa força e que o comprometimento de cada um leva ao reconhecimento e perenidade de nossa instituição.
Aos parceiros, que a Fundação continuará sempre investindo na melhoria contínua para manter a confiança em seu trabalho, com dedicação a cada projeto como se ele fosse o único.
À comunidade científica, em particular às ICTs apoiadas, que nossa equipe estará sempre dedicada ao sucesso de suas iniciativas, independente do porte de cada uma.