Campanha Julho Verde: Conscientização dos tumores de cabeça e pescoço! 2024

Categoria: Notícias, Saúde & Bem-Estar

A Campanha:

O mês de julho marca a chegada de importantes campanhas voltadas para a saúde. Uma delas é o Julho Verde, campanha nacional de prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Para se ter ideia, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o surgimento de cerca de 40 mil novos casos desses tipos de doença, por ano, no país. A campanha é promovida pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil).

O Objetivo:

O objetivo da conscientização e prevenção é dar um entendimento de que o câncer tem fatores de risco que são possíveis de serem evitados e que as pessoas que venham a aparecer com essas doenças busquem os serviços de saúde o quanto antes para que os tratamentos sejam mais efetivos e potencialmente curativos. A importância do diagnóstico precoce é buscar sempre ajuda médica. A mortalidade é dividida entre grupos de pacientes. Aqueles que têm gravidade da doença entre 1 e 2 têm uma sobrevida de mais de 90%.

Veja as regiões onde pode-se desenvolver o câncer de cabeça e pescoço:

cabeca

Fique Atento!

julho verde laco

O câncer de boca é a quinta neoplasia mais frequente no homem no Brasil e o câncer de tireoide é a quinta entre as mulheres. Já os cânceres de laringe, somados com os de boca, registram mais de 20 mil casos por ano. Assim, as campanhas trazem um novo olhar, uma nova percepção. Uma vez que você delimita um período de tempo para falar de uma doença, como no Julho Verde, podemos unir uma grande quantidade de profissionais para falar sobre o assunto e trazer informação e mais cuidado para a população.

Você Sabia?

vc sabia

Os Sintomas

Entre os sinais, a rouquidão persistente por mais de quinze dias pode ser um alerta para buscar ajuda.

O Diagnóstico

O diagnóstico precoce é o principal fator para os pacientes que têm câncer desse tipo.
Um paciente que apresente uma úlcera na boca, um nódulo cervical, uma dificuldade para engolir, rouquidão persistente, tudo que dure por mais de duas semanas, o ideal é procurar um serviço de saúde o quanto antes. Não precisa, necessariamente, ser um médico cirurgião de cabeça e pescoço. Pode ser um clínico, um otorrinolaringologista, um odontólogo, um enfermeiro ou agente de saúde que consiga avaliar a situação desse paciente e encaminhar para o local que será feito o tratamento adequado.

A importância do diagnóstico precoce

Na maioria das vezes, os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos no início da doença, o que leva ao diagnóstico tardio. Por isso, fazer o diagnóstico das lesões iniciais é imprescindível para aumentar a probabilidade de cura. Por estas razões, o objetivo é alertar sobre os fatores de risco, muito presentes entre a população brasileira, e falar da importância do diagnóstico precoce. Em 60% dos casos, a doença já está mais avançada quando é descoberta.

O Autoexame

O autoexame é simples e pode ajudar significativamente a identificação de alterações, auxiliando na prevenção o até mesmo a descobrir lesões iniciais. Ele consiste na inspeção visual e palpação, devendo ser realizada em frente ao espelho com boa iluminação. Sinais de alerta são por exemplo manchas brancas na boca, dor local, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, e dificuldade para engolir.

Os avanços no tratamento

Além das terapias tradicionais, nos últimos anos novas drogas promissoras têm conseguido melhorar o prognóstico dos pacientes, com uma ação mais eficiente e menos agressiva ao organismo, como as imunoterapias e terapias-alvo. A conscientização sobre essas doenças também reforça o trabalho de entidades como a ACBG, pelo maior acesso a tratamentos inovadores e suporte ao paciente pós-terapias.

“A prevenção é o sinal verde da sua vida”

Publicado em: segunda-feira, 01 julho 2024 | TAGS: