Por que é importante doar sangue?
Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento.
Curiosidade:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante o inverno e as férias.
Princípios éticos da doação de sangue
- Liberdade: A doação é livre, você decide doar, nada lhe obriga.
- Voluntariedade: A doação é voluntária, você decide quando doa e sabe que sua doação é sempre útil.
- Anonimato: A doação é anônima. Você não saberá quem vai beneficiar-se de sua doação, mas que um ser humano que necessita a receberá.
- Solidariedade: A doação é um gesto solidário. Através dela se instaura uma nova forma de comunicação e solidariedade entre os seres humanos.
Principais critérios para doação de sangue:
- Ter entre 16 e 69 anos de idade;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar alimentado;
Obs.: Não venha em jejum, mas evite alimentos gordurosos como leite, manteiga, ovos, frituras e frios nas 3 horas que antecedem a doação. Você pode ingerir café puro, chá ou suco, frutas, bolacha de sal, torrada e pão francês com geleia de frutas ou mel.
Local de doação em São José dos Campos:
Serviço de Hematologia e Hemoterapia
- Endereço: R. Antônio Saes, 425 – Centro, São José dos Campos – SP, 12210-040. Estacionamento gratuito para doadores: à rua das Monções (ao lado do banco de sangue).
- Contato e Informações: (12) 3519-3766 / (12) 981360011
- Horário: De segunda a sexta-feira das 07:00h as 12:30h