Projeto BECC E BET – Brasil fortalece soberania tecnológica com a implantação dos Bancos de Ensaios de Câmara de Combustão e de Turbina no Instituto de Aeronáutica e Espaço

Categoria: Desenvolvimento Tecnológico, Notícias

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Organização Militar do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), avança na implantação do Banco de Ensaios de Câmara de Combustão (BECC) e do Banco de Ensaios de Turbina (BET) — os primeiros do tipo na América Latina.

O projeto coordenado pelo José Ossimar Almeida Sousa Filho – Cap Eng Mec, foi assinado em 22/09/2025 e conta com o financiamento da FINEP, tendo a Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF) como gestora administrativa e financeira dos recursos.

A iniciativa reforça a autonomia nacional no desenvolvimento de turbinas a gás e impulsiona a capacidade de inovação brasileira nos setores aeroespacial, de defesa e de geração de energia.

O BECC e o BET permitirão realizar ensaios dedicados à validação, certificação e otimização dos componentes câmaras de combustão e turbinas, essenciais para motores a jato e turbinas estacionárias. Essa infraestrutura, em conjunto com os laboratórios já implantados no IAE (Banco de Ensaios de Turbinas a Gás, Banco de Ensaios de Compressores (BEC) e Banco de Ensaios de Sobrevelocidade (BESV)), contribuirá diretamente para a evolução do motor nacional TR5000 e para projetos estratégicos de defesa que utilizam propulsão por turbinas a gás. Além disso, abre caminho para estudos de uso de combustíveis sustentáveis em turbinas, como o etanol, fortalecendo a transição para soluções energéticas de baixo impacto ambiental.

Com as novas instalações, o Brasil reduzirá a dependência de ensaios realizados no exterior, consolidando seu protagonismo tecnológico e ampliando sua base de conhecimento em sistemas propulsivos. O projeto reafirma o papel do IAE como referência em engenharia aeroespacial aplicada e como pilar do desenvolvimento científico e industrial do país.

Publicado em: segunda-feira, 27 outubro 2025 | TAGS: