O ITA inaugurou hoje (22), a nova sede do Centro de Competência em Manufatura, laboratório multidisciplinar que desenvolve pesquisas e soluções na área de manufatura e é especialista em todas as etapas do ciclo de vida de produto. Dentre as novidades, está o novo robô industrial (braço robótico) para movimentação de carga, capaz de suportar até 1 tonelada.

No evento estavam presentes cerca de 60 pessoas, entre elas autoridades militares, como o vice-diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando César Pereira Santos e representantes de empresas. Na ocasião, o professor Luiz Gonzaga Trabasso, chefe do CCM, fez um retrospecto da trajetória do laboratório. Os participantes puderam visitar as instalações.

O novo robô é mais robusto e surgiu de uma necessidade do Projeto SIVOR, que prevê a construção de um simulador de voo fiel a uma aeronave real. “Isto significa que, para o piloto, o interior do simulador deve ser semelhante a uma aeronave de verdade, com painéis de comando, displays e mais equipamentos instalados na mesma posição”, explica Emília Villani, professora de engenharia mecatrônica e sistemas aeroespaciais do ITA.

O robô também deverá suportar o peso do sistema visual que projeta as imagens correspondentes ao que o piloto estaria vendo através das janelas. O equipamento está instalado sob trilhos, o tornando o primeiro robô industrial deste modelo a ser instalado sob trilhos no Brasil (e o segundo a ser fornecido ao país).

“Este laboratório tem impacto direto na cadeia produtiva aeronáutica, atuando em projetos de pesquisa e desenvolvimento junto à Embraer e à Akaer, por exemplo”, afirma o reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia. O projeto SIVOR, inclusive, pode um dia vir a ter aplicação em instrução de voo simulado para pilotos da Força Aérea Brasileira.

startup 593341 Copia

Sobre o SIVOR

O Projeto SIVOR (Simulador de Voo com Plataforma Robótica de Movimento) está instalado no Laboratório de Automação da Manufatura do ITA, localizado no Centro de Competência e Manufatura do instituto. O SIVOR é um projeto de pesquisa cooperativa entre o ITA e a Embraer com o apoio da FAPESP e tem como objetivo desenvolver um ambiente de simulação de aeronaves realista, otimizando assim o ciclo de desenvolvimento do produto e deslocando a curva de aprendizagem para as fases preliminares de projeto.

O SIVOR também pretende otimizar o processo de desenvolvimento de leis de controle fly-by-wire, que permite o piloto testar e avaliar o sistema sem a necessidade de um protótipo da aeronave. Pilotos poderão ser treinados com o SIVOR, simulando manobras de ensaio de voo, consideradas de alto risco.

Inicialmente, o SIVOR reproduz uma aeronave específica, mas sua concepção o permite ser facilmente adaptável a outros modelos de aeronaves.

311 gde

Sobre o CCM

O Centro de Competência e Manufatura do ITA realiza pesquisas voltadas ao desenvolvimento da indústria, fomentando a inovação na área de manufatura. Em conjunto com outras empresas parceiras, o CCM desenvolve produtos e soluções nas áreas de processos de fabricação (usinagem e manufatura aditiva); automação (robótica, mecatrônica e controle); metrologia; manufatura digital (otimização de fábrica e redução de custos); e análise estrutural.

Além disso, são empregados conceitos para aumento da eficiência e qualidade, como desenvolvimento integrado de produto (DIP) e manufatura enxuta (lean manufacturing).

Fonte: ITA