No dia 28 de outubro de 2008, foi realizada em São José dos Campos a passagem de direção do Instituto de Estudos Avançados. Depois de quase dois anos na direção do IEAv, o Coronel-Aviador Darcton Policarpo Damião passou o cargo ao Coronel-Engenheiro Marco Antonio Sala Minucci.

A solenidade militar foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Carlos Alberto Pires Rolla, Comandante-Geral de Tecnologia Aeroespacial, e estiveram presentes o Tenente-Brigadeiro R1 Reginaldo dos Santos, Reitor do ITA; o Major-Brigadeiro-do-Ar Ronaldo Salamone Nunes, Diretor de Ciência e Tecnologia Aeroespacial; Diretores, Chefes e Comandantes das outras organizações militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos; representantes de empresas, fundações e órgãos públicos da região; servidores civis e militares do IEAv e outros convidados.

pexels photo 586056 Copia

O Coronel Marco Antônio já faz parte do efetivo do IEAv desde 1981 e ocupava o cargo de Vice-Diretor há cinco anos. Ele é Doutor em Engenharia Aeroespacial pela Universidade Rensselaer Polytechnic Institute (EUA), atua na área de Aerotermodinâmica e Hipersônica e é responsável pelo projeto e construção do maior túnel de vento Hipersônico da América Latina – o T3 – e pelo projeto e testes da primeira aeronave hipersônica nacional, o 14-X.

O Instituto de Estudos Avançados já tem 26 anos de existência e tem por missão realizar pesquisa básica e aplicada e desenvolver tecnologias experimentais e estudos avançados que lhe forem atribuídos em decorrência de Planos e Programas estabelecidos pelo Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial. No contexto de Ciência e Tecnologia, o IEAv atua nas áreas de: Aerotermodinâmica e Hipersônica, Energia Nuclear, Física Aplicada, Fotônica e Geointeligência.

Fonte: FAB