Na história da humanidade, os avanços tecnológicos trouxeram impactos muito positivos na vida das pessoas, atendendo às suas necessidades de conforto e bem-estar, mais notadamente após as três revoluções industriais. iniciadas a partir do metade do Século XVIII, e que moldaram a trajetória do mundo, quando os modelos agrícola e artesanal deram lugar ao modelo industrial de hoje, desenvolvidos.

“Com o surgimento da internet, o mundo experimentou o fenômeno da globalização”

Também, na segunda metade do Século XX, com a invenção da microeletrônica, da indústria do software e da evolução nos transportes e nas telecomunicações, e depois com o surgimento da internet, o mundo experimentou o fenômeno da globalização. melhorando a acessibilidade das pessoas a produtos e serviços, antes limitados aos países desenvolvidos.

Também não podemos esconder que foi durante a Era Agricola e a Industrial que o homem se utilizou do trabalho escravo e dos recursos naturais, estes tratados como infinitos, para alimentar a indústria de transformação. O uso dos combustíveis fósseis de produtos químicos e da madeira, de forma indiscriminada anos a fio, sem uma análise de causa e efeito, está sendo responsável pelas externalidades que hoje ameaçam as vidas no planeta, tais como: aquecimento global. extinção de espécies. escassez de alimentos e água. poluição ambiental, geração de lixo, desigualdades sociais. obesidade. desmatamento etc. Chegamos quase ao limite da natureza

O futuro que estávamos projetando não acontecerá. É necessário e urgente refletirmos, sobre tudo o que fizemos, para encontrarmos uma maneira de reinventarmos um novo futuro que efetivamente tenha futuro. Não podemos mais continuar com um modelo econômico baseado na destruição, na exploração e no resultado a curto prazo, ignorando todas as consequências negativas que afetam a maioria da população no dia a dia. Os estragos já foram tantos, tendo chegado o momento de reorganizarmos o mundo para colocá-lo em ordem – o que é ainda possível.

“O avanço tecnológico, para atender às necessidades das pessoas, fez surgir, nos últimos anos, as ditas organizações exponenciais, suportadas por plataformas digitais”

O avanço tecnológico para atender as necessidades das pessoas, fez surgir, nos últimos anos, as ditas Organizações Exponenciais, suportadas por plataformas digitais, guiadas por um PTM (Propósito Transformador Massivo), atraindo comunidades e multidões, por meio de algoritmos criteriosamente desenvolvidos para identificar os perfis e as demandas dos usuários. Até aí, tudo bem.

Ficou muito claro, nesse período da Pandemia COVID-19. que aquelas organizações, que investiram na digitalização de forma estratégica, planejada e estruturada, não pelo digital, mas pelo ganho em eficiência e eficácia, estão se saindo melhor Dosando corretamente o tradeoff digital-analógico sem modismos marqueteiros. conseguiram adotar práticas de trabalho remoto, automatização de processes, formas virtuais de pagamentos, telemedicina, aulas à distância e relacionamento com clientes e fornecedores por meio de plataformas digitais. fazendo com que a desaceleração da economia tivesse impacto menos dramático nos seus negócios.

“Uma enorme quantidade de dados e informações foram capturados marginalmente, de forma silenciosa, sem que os usuários tivessem se dado conta”

Logicamente, nesse processo de perseguição do seu PTM, colocando em prática o mantra das Organizações Exponenciais – “The winner takes it all” – uma enorme quantidade de dados e informações foram capturados marginalmente de forma silenciosa, sem que os usuários tivessem se dado conta. O fato é que, intencionalmente ou não. com boa ou má fé, muitas destas organizações, por falta de regulamentação, como a retardatária LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), pois as leis ainda não conseguem acompanhar a evolução tecnológica passaram a se utilizar destas informações para manipular, influenciar polarizar e induzir os seus usuários para os seus produtos, serviços e ideias com o objetivo de fazer lucro fácil e obter vantagens, esquecendo-se de toda a recente mobilização e luta mundial em prol dos principios de conduta ética e compliance.

As mais inescrupulosas, escondendo-se atrás do teatro dos seus Centros de Inovação e de Aceleração de Startups, decorados com pufes coloridos, mesas de pebolim, ambiente relaxado e paredes rabiscadas de frases vazias, ainda tiveram a ousadia de disseminar fake news e vender informações para fraudar e direcionar eleições, impondo, à população dos países. verdadeiros ditadores, autoritários, vazios e incompetentes, além de causar transtornos psicológicos aos mais vulneráveis. O recente documentário, The Social Dilemma” (0 Dilema das Redes), retrata muito bem o lado perverso de algumas das Organizações Exponenciais, entre as quais grandes players do setor de tecnologia.

“É mister que nesse processo de “reinvenção do futuro”, que precisa ser iniciado, imediatamente, pelos governos, empresas e sociedade, em âmbito mundial, se priorize os indivíduos -a sua sobrevivência, preservação e proteção”

Considerando que as evoluções tecnológica e cientifica não retrocederão, é mister que nesse processo de “Reinvenção do Futuro que precisa ser iniciado, imediatamente, pelos Governos, Empresas e Sociedade, em âmbito mundial, se priorize os individuos a sua sobrevivência. preservação e proteção, que são os verdadeiros donos das suas informações, dos seus dados, da sua mente, da sua liberdade da sua individualidade e da sua vontade

Do contrário, estaremos voltando no tempo, fazendo a releitura de um periodo triste da história da humanidade – a Escravidão. Dessa vez relegados a simples “Escravos de Algoritmos”.

T&S Academy – Consultores Associados
Jairo Martins da Silva & Silvia Andrea Trein Julio

“Crescimento ilimitado em um planeta de recursos finitos?”

Categories: